Centro de Pesquisa e Pós-Graduação completa 4 anos 18/07/2020 - 17:27

No dia 18 de julho de 2016, o então Comandante da APMG, Cel. Mauro Celso Monteiro, determinou ao então 1º Ten. QOPM Marcos Roberto de Souza Peres, para que instalasse, a partir daquela data, de fato, o Centro de Pesquisa da APMG, que era previsto na Lei de Organização Básica da PMPR desde o ano de 2010 (Lei Estadual nº 16.575/2010, art. 29, § 2º, inciso IV).

No dia 21 de abril de 2018, com as alterações promovidas na LOB/PMPR pela Lei Estadual nº 19.462, o Centro de Pesquisa passou a se chamar Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, estando, agora, previsto no art. 29, inciso III da LOB/PMPR.

A ideia inicial da ativação deste centro era promover a aproximação efetiva da APMG e da UNESPAR, bem como fortalecer a APMG como uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida entre as demais academias de polícia do Brasil e da América Latina, bem como no sistema de ensino civil estadual e federal.

Para isso, a APMG passou a ser integrante da Rede de Internacionalização de Educação Policial (RINEP), da qual o Comandante da APMG foi o Diretor Executivo (função de direção máxima da organização) no ano de 2018, e o Chefe do CPP é o Oficial de Enlace Acadêmico. Por meio da APMG as Academias do Ceará e Santa Catarina, hoje, também fazem parte da RINEP.

Para fortalecer a pesquisa o CPP promoveu a criação da Revista de Ciências Policiais da APMG, que já lançou dois números, nos anos de 2018 e 2019, e lançará, ainda no mês de julho de 2020 a sua terceira edição. No ano de 2020 do CPP/APMG também participou do lançamento conjunto entre APMG e BOPE da Revista Brasileira de Operações Antibombas, que já tem um número lançado e terá divulgado a convocatória de trabalhos para o segundo número, a ser lançado no primeiro semestre de 2021.

Ao longo destes quatro anos foram promovidos alguns congressos e eventos científicos como o “I Congresso Técnico-Científico de Segurança Pública” (2016); o “Seminário Brasileiro Acadêmico de Segurança Pública” (2017); o “Seminário Direitos Humanos e Segurança Pública: novas filosofias de policiamento baseadas em direitos humanos”, em parceria com a OAB-PR (2017) e o “IV Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial”, em parceria com a Polícia Nacional da Colômbia (2018).

O CPP também assumiu a organização e regulamentação de bancas de TCC de todos os cursos de Oficiais e Praças da APMG, de modo a incentivar uma produção de conhecimento mais técnica e apta a ser compartilhada. Para este compartilhamento, no ano de 2018 o CPP passou a ser, também, o responsável pela Biblioteca da APMG, e, em parceria com a UNESPAR foi adquirido o Sistema PERGAMUM, de gestão de biblioteca, que possibilita o compartilhamento de arquivos na extensão “.pdf”, facilitando a leitura dos artigos e monografias desenvolvidos na APMG por pessoas em qualquer parte do mundo.

A vinculação entre UNESPAR e APMG, que era o foco inicial da criação do CPP, foi regulamentada, no ano de 2016, com a promulgação da Resolução nº 011/2016/COU/UNESPAR, deixando claros os trâmites de cursos a serem propostos pela APMG e aprovados pela UNESPAR, bem como quem, da APMG, faz parte da Comunidade Acadêmica da UNESPAR. Isso permitiu que no ano de 2019 o Conselho Estadual de Educação reconhecesse esta vinculação, adotando os termos desta Resolução como parâmetro para a normatização do CEE, órgão máximo do ensino no Paraná. Também foi possível, depois disso, o reconhecimento excepcional de todos os Cursos de Formação de Oficiais (CFO PM e CFO BM) que foram realizados na APMG, desde o ano de 2012, como cursos superiores em nível de bacharelado (essa foi uma luta de quase quatro anos para ser resolvida).

Pela UNESPAR, cursos novos de bacharelado e cursos e seis cursos de especialização lato sensu foram criados. O Curso Superior de Tecnologia, para a carreira inicial das Praças, também tramitou na UNESPAR, mas não teve a sua criação concluída por uma decisão interna de nossa Corporação.

Ainda há muito que avançarmos. As lutas são (e foram) muito grandes. Mas as conquistas também nos deixam bastante orgulhosos e, ao mesmo tempo, esperançosos.

Parabéns ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da APMG, pelos seus 4 anos de criação!

18 de julho de 2016 a 18 de julho de 2020