Apresentação

 
A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), segundo o art. 29 da Lei Estadual nº 16.575/2010 é a Instituição de Ensino Superior Escola Superior da Polícia Militar do Paraná (PMPR), que se destina à graduação, formação, habilitação, adaptação, pós-graduação e especialização policial e bombeiro militar de oficiais e de praças e à pesquisa na área da Segurança Pública.
 
A partir do ano de 2018, por força das alterações na Lei Estadual nº 16.575/2010, por meio da Lei Estadual nº 21.186/2022, a APMG também passou a ser o órgão de direção setorial do sistema de ensino e pesquisa, responsável pelo planejamento, coordenação, fiscalização e controle das atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas na Polícia Militar. A APMG também é a editora da PMPR.
 
Para o desempenho de suas funções, a APMG conta com a seguinte estrutura:
  1. Escola de Formação de Oficiais (EsFO);
  2. Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP);
  3. Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG);
  4. Sessão de Educação Física (SEF);
  5. Divisão de Ensino (DE);
  6. Divisão Administrativa (DA).
 
O objetivo maior da Academia Policial Militar do Guatupê é o ensino dos valores fundamentais de proteção da vida, da incolumidade física, do patrimônio público e privado, das relações sociais, do meio ambiente e das instituições públicas.

Para o ensino e instrução do seu corpo de alunos, a Academia Policial Militar do Guatupê conta com excelentes e modernos estandes de tiro, pista de tiro policial, pista de aplicação militar, amplas e confortáveis salas de aula, salas de ginástica, sala de musculação, sala de lutas, ginásio de esportes, piscina e refeitório com capacidade para atender, simultaneamente, mais de seiscentas pessoas, entre outras instalações fundamentais, que fazem parte do seu conjunto arquitetônico.

 

Os seus cursos obedecem ao calendário de ensino oficial da Polícia Militar.

  • Fachada da APMG
    Mural Comemorativo aos 160 Anos da  PMPR
    Jeep Especial para Desfiles e Comemorações
    Vista interna da Academia
    Fachada da Academia
    Fachada da APMG
    Mural Comemorativo aos 160 Anos da  PMPR
    Jeep Especial para Desfiles e Comemorações
    Vista interna da Academia
    Fachada da Academia