Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares (CFO-BM)

Bacharelado em Segurança Pública e Redução de Desastres

sem fundo

O Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militares (CFO/BM) é reconhecido como equivalente a curso superior desde o ano de 1968, conforme Parecer nº 400/82 do Conselho Federal de Educação, publicado no Diário Oficial da União nº 170, de 6 de setembro de 1982.

No ano de 2012 a Academia Policial Militar do Guatupê passou a fazer parte do Sistema Estadual de Ensino, sendo reconhecida como Escola Superior de Segurança Pública, sendo autorizada a oferta do Curso de Graduação em Segurança Pública, Bacharelado, pelo Decreto Estadual nº 4.491 , de 9 de maio de 2012. Assim, os egressos do Curso de Formação de Oficiais passaram a ter o título de Bacharel em Segurança Pública e Redução de Desastres. O CFO-BM teve seu título acadêmico reconhecido através da Portaria nº 025/2020 , da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, publicada no Diário Oficial do Estado nº 10.681 , de 7 de maio de 2020.

Atualmente, a Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê é vinculada academicamente à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), conforme art. 6º da Lei Estadual nº 17.590 , de 12 de junho de 2013.

O CFO-BM tem duração de três anos letivos, em período integral, com aulas de manhã, tarde e noite. Durante o curso, os Cadetes (como são chamados os alunos do CFO) permanecem em regime de semi-internato, desenvolvendo atividades de segunda a sexta-feira e, em casos excepcionais, também desenvolvem atividades de aula, estágios e operações policiais durante os finais de semana e feriados.

Ao concluir o curso, depois de sua colação de grau, o Cadete é promovido à graduação de Aspirante a Oficial Bombeiro Militar, e realiza um ano de estágio probatório. Ao final do estágio, sendo considerado apto, será promovido à graduação de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares (QOBM).

Fotos CFO