Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares (CFO-BM)

Bacharelado em Segurança Pública e Redução de Desastres

sem fundo

O Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militares (CFO/BM) é reconhecido como equivalente a curso superior desde o ano de 1968, conforme Parecer nº 400/82 do Conselho Federal de Educação, publicado no Diário Oficial da União nº 170, de 6 de setembro de 1982.

No ano de 2012 a Academia Policial Militar do Guatupê passou a fazer parte do Sistema Estadual de Ensino, sendo reconhecida como Escola Superior de Segurança Pública, sendo autorizada a oferta do Curso de Graduação em Segurança Pública, Bacharelado, pelo Decreto Estadual nº 4.491 , de 9 de maio de 2012. Assim, os egressos do Curso de Formação de Oficiais passaram a ter o título de Bacharel em Segurança Pública e Redução de Desastres. O CFO-BM teve seu título acadêmico reconhecido através da Portaria nº 025/2020 , da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, publicada no Diário Oficial do Estado nº 10.681 , de 7 de maio de 2020.

Atualmente, a Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê é vinculada academicamente à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), conforme art. 6º da Lei Estadual nº 17.590 , de 12 de junho de 2013.

O CFO-BM tem duração de três anos letivos, em período integral, com aulas de manhã, tarde e noite. Durante o curso, os Cadetes (como são chamados os alunos do CFO) permanecem em regime de semi-internato, desenvolvendo atividades de segunda a sexta-feira e, em casos excepcionais, também desenvolvem atividades de aula, estágios e operações policiais durante os finais de semana e feriados.

Ao concluir o curso, depois de sua colação de grau, o Cadete é promovido à graduação de Aspirante a Oficial Bombeiro Militar, e realiza um ano de estágio probatório. Ao final do estágio, sendo considerado apto, será promovido à graduação de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares (QOBM).

GALERIA DE IMAGENS

  • Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO
    Fotos CFO