Histórico

 

A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de Agosto de 1854, época em que não havia um centro próprio para formação e aperfeiçoamento de seu efetivo. Para ingressar na Corporação a pessoa devia apenas prestar um juramento de fidelidade ao governo e outro juramento de seguir rigorosamente as ordens de seus superiores. Tal situação perdurou até o ano de 1908 quando se estabeleceu um exame prático através do qual se avaliava a possibilidade de ascensão de praças da Corporação ao oficialato. Nessa época o comandante da Polícia Militar do Paraná era o Coronel João Cândido da Silva Muricy. Podemos considerar aquele exame prático para o oficialato como o embrião da primeira escola de formação de oficiais da PMPR. No entanto, dada a condição do interior do estado do Paraná, notadamente no limite com o estado de Santa Catarina, onde a criminalidade era alta, não foi possível dar continuidade àquele sistema de ensino. Houve novas tentativas de estabelecer uma estrutura interna de ensino na corporação policial em 1930. Nessa ocasião o Sr. Afonso Alves Camargo era Interventor Federal na então província do Paraná, e em seu governo, por meio da lei nº 2.753, estabeleceu-se uma Escola Profissional Militar, que preparava o candidato para o oficialato.

 

Em 1931, por meio do Decreto nº 1.761, o General interventor Mário Tourinho criou o Centro de Preparação Militar, o qual pode ser considerado o vetor que apontava para a futura Academia Policial Militar do Guatupê. Naquele Centro, localizado nas dependências do Quartel do Comando Geral da PMPR, eram formadas as praças da Corporação, sendo os oficiais formados no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército Brasileiro.

 

Tal situação perdurou até 27 de fevereiro de 1950, quando o governador do estado do Paraná Moysés Lupion aprovou o Regulamento de Funcionamento do Curso de Formação de Oficiais Combatentes – CFOC – da Polícia Militar do Paraná, por meio do Decreto nº 10.649. Tal unidade-escola funcionou por breve período na Avenida Dr. Vicente Machado, nº 423, no centro de Curitiba.

 

Com o decorrer do tempo as instalações existentes não correspondiam às necessidades do ensino da Corporação. Logo, buscou-se outro lugar para estabelecer o centro de ensino da PMPR.

 

Assim sendo, em 1966 foi escolhida a área da antiga sede da Fazenda Guatupê, localizada às margens da rodovia BR 277, no município de São José dos Pinhais, para a construção da Academia. Num total de 42 (quarenta e dois) alqueires, o equivalente a 1.017.000 m², iniciou-se a construção desta Casa de Ensino, no local que outrora o governo havia instalado uma granja para a criação de frango e produção de ovos, além de leite e seus derivados.

 

A palavra Guatupê é de origem Tupi Guarani, sendo uma evolução da pronúncia original de “guaxupé”, que significa “abelha que faz cume na terra”. Como tratava-se de uma fazenda cujos proprietários eram oriundos da região de Guaxupé - Minas Gerais - acabaram por batizar com este nome aquela propriedade rural, pois no local encontraram características semelhantes entre as duas regiões. Com a mistura entre fazendeiros e indígenas, a pronúncia mudou para Guatupê, que em Tupi Guarani significa “lugar de ordenha”, fato motivado devido à então produção intensa de leite e queijo.

 

A nova obra foi inaugurada oficialmente em 8 de março de 1971, pelo então Governador Paulo Cruz Pimentel, através do Decreto nº 22.653, recebendo o nome de Academia Policial Militar do Guatupê, tendo como primeiro Comandante o Cel Oskilde Marcos Malucelli.

 

Antes mesmo de sua inauguração oficial, no primeiro ano das obras (1966), teve início de forma bastante precária o Curso de Formação de Cabos Especialistas. Em 1969 o Centro de Formação e Aperfeiçoamento mudou-se de Curitiba para a APMG de forma definitiva, acontecendo a realização de alguns cursos, ainda que durante o andamento das obras.

 

Atualmente a APMG possui três escolas de formação profissional, sendo a Escola de Oficiais (EsFO) e a 1ª Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (1ª EsFAEP) na sede da Academia, e a 2ª EsFAEP no município de Maringá/PR. Possui, também, dois estabelecimentos de Ensino, o Colégio da Polícia Militar “Cel. PM. Felippe de Sousa Miranda”, em Curitiba, e o 2º Colégio da Polícia Militar, em Londrina. Subordina-se à APMG o Centro de Educação Física e Desportos da PMPR, órgão de apoio de ensino e instrução, destinado ao controle e execução das atividades de educação física e desportos da Polícia Militar e responsável pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas técnicas na área específica.

 

A EsFO foi instituída através da Lei nº 1.844, de 19 de Março de 1919, cuja nomenclatura era Escola da Força Militar (EFM), que visava a formação dos oficiais da Corporação. A atual EsFO começou a funcionar nas dependências da APMG em 1969, mesmo antes da inauguração oficial da Academia.

 

A 1ª EsFAEP foi criada como integrante do sistema de Ensino da PMPR através da Lei Estadual nº 6.774/76, passando a funcionar em 10 de março de 1976, tendo à época a denominação de CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Era a evolução da Escola Elementar da Força Policial, que fazia parte do Centro de Preparação Militar.

 

Em 2010 a APMG inova, criando a 2ª EsFAEP, formalizada em 15 de dezembro daquele ano, através do Decreto Estadual nº 9.004. Essa segunda Escola está sediada no município de Maringá/PR, a fim de melhor atender às demandas de ensino no interior do estado.

 

Além destas Escolas, a APMG tem em sua estrutura de ensino o Centro de Estudos Estratégicos, o Centro de Pesquisa, a Coordenação de Cursos de Especialização para Oficiais e os Departamentos de Ensino. Conta ainda com uma notável e capacitada Divisão Administrativa, que possibilita o planejamento e a execução do ensino na PMPR.

 

Desde o ano de 1982, o Conselho Federal de Educação (CFE), órgão que corresponde ao atual Ministério da Educação (MEC) reconhece como nível superior os Cursos de Formação de Oficiais ministrados nesta Casa de Ensino (Policial e Bombeiro Militar), com retroatividade ao ano de 1968, conforme Parecer nº 400/82 do CFE. Para coroar o êxito da APMG, em 12 de junho de 2013, através da Lei nº 17.590, o governo do estado certificou a Academia Policial Militar do Guatupê como órgão de ensino vinculado à UNESPAR. Com este credenciamento a Academia pode ministrar cursos de graduação na categoria Tecnólogo e Bacharelado, bem como cursos de pós-graduação latu e stricto senso. Ainda, através do credenciamento como Instituição de Ensino Superior, constituindo uma Unidade Especial da UNESPAR, a APMG desenvolverá trabalhos de pesquisa e extensão, para melhor atender à comunidade paranaense.

 

No Guatupê a instrução é uma constante. Prova disso é que desde a inauguração da APMG, em 1971, todos os anos e de maneira ininterrupta foram formados oficiais altamente qualificados para servir o povo do Paraná. Aliás, não apenas militares paranaenses, mas também policiais e bombeiros de outras Unidades da Federação e até mesmo de outros países, tais como Argentina, Portugal, Colômbia, Paraguai, Chile e outros.

 

Portanto, ao longo destes últimos quarenta e sete anos, e através de uma excepcional capacidade de docência voltada ao ensino e à pesquisa, a APMG tem sido responsável pela formação, habilitação, especialização, capacitação e atualização profissional, além dos estágios de policiais e bombeiros militares, visando sempre a proteção da vida e do patrimônio da sociedade paranaense.