Centro de Pesquisa e Pós-Graduação

O Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP) faz parte da estrutura organizacional da APMG, conforme art. 29, §2º, inciso IV da Lei nº 16.575 de 28 de setembro de 2010, Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Paraná, que foi alterada pela Lei Estadual nº 19.462, de 21 de abril de 2018.

Apesar de sua estrutura estar prevista desde o ano de 2010, quando foi sancionada a Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Paraná, o então chamado de Centro de Pesquisa (a partir de 21 de abril de 2018 sua nomenclatura foi alterada para Centro de Pesquisa e Pós-Graduação), apenas quando o então Tenente-Coronel Mauro Celso Monteiro assumiu a função de Comandante da APMG é que foi, de fato, inaugurado o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação nesta Casa de Ensino, no dia 18 de julho de 2016.

ESTRUTURA

Atualmente o CPP/APMG tem a seguinte previsão de efetivo: um Capitão QOPM, como Chefe; um 1º Tenente QOPM e um 2º Tenente QEOP como auxiliares. Ainda há a previsão de um 1º Sargento e um Cabo Combatentes para compor este Centro. Veja os atuais integrantes do CPP.

O CPP/APMG está localizado na Sala 04 do Bloco de Salas de Aula da Escola de Formação de Oficiais, ao lado da Biblioteca da APMG.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No dia 18 de julho de 2016 o então 1º Ten. QOPM Marcos Roberto de Souza Peres assumiu a função de Chefe do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da APMG, sendo desligado das funções anteriores de Chefe da Seção Técnica de Ensino desta Academia, por ordem do Sr. Comandante da APMG, o então Ten.-Cel. QOPM Mauro Celso Monteiro.

A principal função desenvolvida pelo CPP seria o de aproximar e regulamentar o vínculo acadêmico estabelecido entre a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e a Academia Policial Militar do Guatupê, através da Lei Estadual nº 17.590, de 12 de junho de 2013.

Esta aproximação resultou na publicação da Resolução 011/2016 do Conselho Universitário da UNESPAR, ficando regulamentados os deveres e direitos de ambas as instituições em razão desta vinculação acadêmica. Esta regulamentação possibilitou a aprovação, junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR seis cursos de Pós-Graduação lato sensu que poderão ser oferecidos pela APMG para a comunidade interna e externa, bem como foi possível a regularização dos cursos de Graduação oferecidos pela APMG, a saber, o Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares e o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares.

Atualmente, o CPP desempenha as funções de controle e execução das atividades de pesquisa, pós-graduação e extensão universitária dentro da APMG, cabendo ao seu chefe, entre outras, as seguintes funções:

• auxiliar nos assuntos referentes à pesquisa científica, extensão e à pós-graduação;
  • propor, e auxiliar nas propostas de outros instrutores da APMG, cursos de pós-graduação lato e stricto sensu;
  • coordenar e executar as atividades de grupos e/ou núcleos de pesquisa e de estudos na APMG;
  • coordenar e controlar os programas, eventos, projetos, cursos e prestações de serviço, de extensão universitária da APMG;coordenar os projetos de Iniciação Científica da APMG;
  • regulamentar a apresentação dos trabalhos científicos e trabalhos de conclusão de curso dentro da APMG;
  • normatizar o trâmite das propostas de programas de pós-graduação, iniciação científica e extensão universitária, dentro da APMG;
  • auxiliar na execução dos planos e programas de ensino relativos à pesquisa e aos trabalhos de conclusão de curso;
  • promover eventos científicos com a participação de alunos da APMG e da comunidade acadêmica, como congressos, seminários, colóquios, rodas de conversa, entre outros;
  • manifestar-se sobre assuntos técnicos referentes à pesquisa e pós-graduação;
  • representar o Comandante da APMG junto ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da UNESPAR;
  • desenvolver uma revista científica anual, com a publicação das pesquisas realizadas na APMG e/ou de outros pesquisadores da área da Segurança Pública;
  • organizar as bancas de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso da APMG;
  • orientar o corpo docente, discente e agentes administrativos da APMG quanto ao desenvolvimento de pesquisas científicas;
  • divulgar eventos científicos de interesse da PMPR promovidos pela comunidade acadêmica para o corpo docente, discente e agentes administrativos da APMG.

• Placa de Inauguração do CPP
    Sala do CPP 1