APMG forma 108 Oficiais e Sargentos em Curso de Especialização em Polícia Judiciária Militar 14/11/2021 - 20:21

Comunicação Social da APMG
4 minutos de leitura

Na manhã desta sexta-feira(12), o encerramento dos Cursos de Polícia Judiciária Militar – Categorias Oficiais e Praças – Turmas 2021 movimentou a Academia Policial Militar do Guatupê “Coronel PM Antônio Michaliszyn”(APMG). Em duas solenidades, às 09h00 e às 10h30, Sargentos e Oficiais, respectivamente, receberam seus certificados de especialização em Polícia Judiciária Militar. Ambos eventos foram muito prestigiados por familiares dos formandos, autoridades e demais convidados. Ao todo, 108 Policiais e Bombeiros Militares concluíram o CPJM, sigla pela qual o curso é conhecido no meio policial militar, e agora detêm o título de especialistas na área. Oriundos de diversas unidades da Corporação, são 58 Oficiais e 52 Sargentos que, a partir de agora, voltam para suas unidades onde deverão presidir ou assessorar o desenvolvimento de processos e procedimentos administrativo-disciplinares com maior qualificação técnica.


O curso tem como finalidade atualizar e aprofundar os conhecimentos dos Oficiais e Sargentos acerca das funções de Polícia Judiciária Militar, proporcionando conhecimentos teóricos e experiências práticas sobre as atribuições na área da Justiça Militar, bem como visa despertar a produção acadêmica de conhecimento por intermédio da pesquisa, garantindo o exercício da função de autoridade judiciária militar como prática de cidadania, responsabilidade profissional, social e ética. O CPJM, que teve início no dia 12 de julho de 2021, contou com carga horária de 360 horas/aula, distribuídas em 16 disciplinas e é de nível especialização. Instituído pelo decreto nº 10.378, de 12 de março de 1987, é destinado a Oficiais e Sargentos policiais e bombeiros militares da Polícia Militar do Paraná(PMPR) e de outras forças de segurança. Inclusive, dentre os formandos, destacavam-se Oficiais com fardas diferenciadas: dois capitães do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo(CBMES).


As solenidades, que foram presididas pelo subcomandante e chefe do Estado-Maior do Comando do Corpo de Bombeiros(CCB), coronel Gelson Marcelo Jahnke, contaram ainda com a presença do diretor de Apoio Logístico da PMPR, coronel Carlos Eduardo Cidreira, do diretor de Ensino e Pesquisa da Corporação, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo, do comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, dentre outras autoridades.