APMG e RINEP promovem IV Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial 22/11/2018 - 13:34

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Com objetivo de discutir, analisar e aprimorar o ensino policial, a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) – universidade da Polícia Militar do Paraná – e a Rede de Internacionalização de Educação Policial (RINEP) promovem o IV Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial em Foz do Iguaçu nos dias 07, 08 e 09/11 em Foz do Iguaçu. O encontro vai reunir diretores, chefes e comandantes de diversas instituições de formação militar.

O evento será composto por conferencias e painéis com especialistas em educação policial que discutirão sobre a internacionalização da educação policial, métodos e ações para fomentarem a integração entre as instituições de educação superior, métodos e ferramentas para a busca da profissionalização do serviço policial, melhoria das capacidades dos sistemas educacionais, análise do ensino policial em algumas academias de polícia do Brasil, entre outros acerca do tema.

Também haverá a adesão de novos membros à RINEP e a escolha da nova diretoria para 2019. Será apresentada ainda a agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável da segurança pública. Durante o evento, acordos serão firmados para os próximos encontros.

RINEP – A Polícia Nacional da Colômbia decidiu, em 2016, criar a Rede de Internacionalização de Educação Policial (RINEP), ente de caráter acadêmico e de competência internacional, que constitui uma aliança acadêmica entre as instituições participantes, com vistas à cooperação internacional e operacionalização das estratégias de internacionalização educativa nos corpos de polícia.

A RINEP é constituída pelas instituições de ensino ligadas à formação, graduação e pós-graduação de policiais civis e militares, de todos os órgãos de polícia, tanto em âmbito municipal, estadual quanto federal, sendo essas instituições representadas pelos seus diretores, chefes, coordenadores, reitores ou comandantes. A RINEP conta atualmente com 33 instituições de educação policial de 17 diferentes países da Europa e da América.

Serviço: Encontro Internacional de Diretores de Educação Policial

Data: 07, 08 e 09/11 (quarta, quinta e sexta-feiras)

Hora: abertura às 18h (07/11)

Local: Hotel Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort

Endereço: Rodovia das Cataratas, 2345, Vila Yolanda – Foz do Iguaçu – Paraná.

Foto: Soldado Amanda Morais