Centro de Educação Física

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFID) pertence à Academia Policial Militar do Guatupê, entretanto localiza-se no Quartel do Comando-Geral da Policial Militar do Paraná (Localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, n° 1401, bairro Rebouças, Curitiba-PR). Foi criado na década de 90 com a finalidade de aplicar Exames de Capacidade Física (ECAFI) aos militares estaduais e prover o treinamento necessário para a execução da atividade-fim, bem como mantê-los em boas condições de saúde. Até 2017 era denominava-se Sessão de Educação Física e Desportos, entretanto, com a alteração da Lei de Organização Básica, com nova redação dada em 21 de abril de 2018, deixou de ser Sessão e passou a denominar-se Centro, o qual é referência para prática esportiva do Policial Militar e de membros da comunidade civil.

 

Conta com aproximadamente 5.000dispondo em suas instalações de quadra poliesportiva, academia de musculação, pista de atletismo contendo 200m, sala de ginástica equipada com jump, step, colchonetes, halteres, bola de ginástica e equipamentos para TRX (Total-body Resistance Exercise – Exercício de Resistência de Corpo Inteiro), sala de treinamento funcional no nível dos melhores box de Curitiba, sala de bike indoor e sala de lutas com tatame e equipamentos para treinamento de Boxe e Muay-Thai, além de aulas de Judô Infantil e Jiu-Jitsu.

 

Os usuários do Centro podem realizar aulas de corrida orientada, Ginástica Localizada, Pilates, Zumba, Treinamento Funcional, Condicionamento Físico, lutas e Spinning. As aulas são ministradas por policiais militares com formação específica na área de Educação Física.

 

O CEFID também promove eventos durante o ano, sendo o responsável pela maioria dos Testes de Aptidão Física (TAF) realizados na Corporação, além de seminários voltados para área de Educação Física, Avaliações Físicas, trabalho de prevenção da lombalgia em policiais militares, corridas de rua entre outros.

 

Funcionamento do Centro é de segunda a sexta das 6h30min às 20h30min, aos sábados o funcionamento da sala de musculação é das 8h00min às 13h00min. Os militares que desejarem praticar atividades físicas no CEFID devem apenas apresentar atestado médico comprovando estar apto para a prática na secretaria.