Diretor da Secretaria de Segurança do Piauí visita a APMG 06/12/2021 - 23:57

Comunicação Social da APMG
4 minutos de leitura

Na manhã da última sexta-feira(03), a Academia Policial Militar do Guatupê "Coronel PM Antônio Michaliszyn"(APMG) recebeu a visita do diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, José Wilson Gomes de Assis. Em visita oficial ao Estado do Paraná, o diretor, que é major da Polícia Militar do Estado do Piauí, visitou a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Departamento da Polícia Civil e o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná(PMPR). Na APMG, o major José Wilson foi recebido pelo comandante, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, e demais oficiais da Instituição.

Na ocasião, o major Assis esteve acompanhado pelo capitão Carlos Francisco Rodrigues de Mello, que é ajudante de ordens do comandante-geral da PMPI. O objetivo da visita dos dois oficiais foi conhecer melhor o funcionamento das Áreas Integradas de Segurança Pública(AISP), modelo que já é adotado no Paraná há cerca de 20 anos e que agora está em fase final de implantação no Piauí. No âmbito da PMPR, os oficiais foram recebidos na 3ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar(PM/3), onde puderam entender o funcionamento das AISP, que são áreas de gestão integrada das Polícias Militar, Civil e Científica, e do Corpo de Bombeiros.

Já na APMG, o major Assis esteve reunido com o capitão Dênnis Wellinton Viana, que é chefe da Divisão de Ensino da APMG. O objetivo dessa parte da visita foi conhecer as ações formativas adotadas na PMPR, os currículos dos cursos, as habilidade e competências desenvolvidas e, principalmente, o uso crescente do Ensino a Distância(EAD) na PMPR. O capitão Viana apresentou ainda a estrutra de ensino da PMPR, os cursos desenvolvidos e as metodologias de ensino utilizadas na Academia, sobretudo nos cursos para oficiais. Por sua vez, o major José Wilson, que já foi Coordenador de Formação Profissional do Centro de Educação Profissional da PMPI, sendo responsável direto pelo Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar daquele Estado, fez apontamentos de semelhanças e diferenças entre os sistemas de ensino.

Lembrança

O major José Wilson fez questão visitar a Escola de Formação de Oficiais(EsFO), sobretudo a galeria dos quadros das turmas formadas no Curso de Formação de Oficiais(CFO). Nos quadros, constam os nomes de todos os oficiais formados pela EsFO desde o ano de 1953, Policiais e Bombeiros Militares, tanto da PMPR quanto de outras Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil. Um quadro em especial o fez o relembrar e reiterar o carinho que tem pela APMG e pela PMPR, pois por aqui passou o então cadete Assis. No quadro dos Aspirantes 1997, está registrado o nome do aspirante PM Carlos José Gomes de Assis, irmão do major José Wilson. Capitão da PMPI, Assis faleceu em 2011, quando era Diretor de Administração Penitenciária daquele Estado, mas seu nome está registrado para sempre na galeria de egressos da APMG, que por intermédio dessa nota deixa registrado o orgulho do Guatupê por esse seu filho ilustre.